No Evangelho de Marcos 10.17-23, vemos a história do jovem rico que abordou o Senhor Jesus fazendo a seguinte pergunta: “Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? Esse texto tem uma mensagem profunda e um aviso solene para cada um de nós.
Aquele homem era jovem, tinha saúde, vigor, vida, força, amigos. Era riquíssimo, possuía tudo que este mundo podia lhe oferecer: casa, bens, conforto, luxo, grandeza, banquetes, festa, joias, propriedades, diversão e dinheiro. Era um homem de alta posição. Possuía status, fama, glória. Apesar de ser jovem, já era rico, era um fenômeno! Era líder, famoso, influente. Moço de elevada reputação e grande prestígio social. Era portador de excelentes qualidades morais. Tinha bom comportamento, fina educação. Era um moço sincero, íntegro, que não vivia nas orgias. Não era adúltero e nem desonesto. Vivia dentro dos mais rígidos padrões morais. Possuía uma excelente conduta.
Apesar de todas as qualidades listadas, era insatisfeito com a sua vida. Uma pergunta ecoava lá no mais profundo de sua alma: “…Que me falta ainda?” Tinha tudo para ser feliz, possuía tudo que o mundo podia lhe oferecer, mas seu coração continuava vazio. Seu dinheiro, sua posição social não preenchem o vazio da sua alma. Ele estava cansado daquela vida. Nada satisfazia seus anseios. Sua vida era uma busca constante. Ser correto não basta, ser religioso não é suficiente. Para ser salvo, somente através da pessoa de Jesus Cristo!
Era sedento de salvação. Aquele moço tinha sede de Deus e de vida eterna. Estava ansioso. Ele sabia que ainda não possuía vida eterna. Ele não queria enganar a si mesmo. Ele queria ser salvo! Ele foi à fonte certa, à pessoa certa: ele foi a Jesus e buscou o único que pode salvar. Ele já tinha ouvido falar de Jesus, que já salvará tantas pessoas. Sabia que Jesus era a salvação para a sua vida, a resposta para o seu vazio. Ele não busca atalhos. Ele vai direto a Jesus.
Ele foi a Jesus com pressa. Muitos querem ser salvos, mas deixam para amanhã. Protelam, adiam. E vão para o inferno…. Esse moço corre. Ele tem pressa. Ele não aguenta mais esperar. Se humilhou, se ajoelhou, se quebrantou.
Ele foi amado por Jesus, que viu o conflito do seu coração. O salvador diagnosticou o seu vazio. Jesus viu a sua sede de salvação. Jesus viu o seu desespero existencial. Jesus se importou com ele. Jesus também ama você!
Quem é Jesus para você? O que te falta ainda para que você se entregue totalmente ao Senhor? O que ocupa o lugar de Deus na tua vida? Há pessoas que desejam salvar as suas almas pelos próprios esforços e nunca conseguirão. É necessário entregar-se a Jesus, o único caminho de salvação. O jovem rico preferiu as riquezas terrenas do que aceitar a salvação oferecida pelo Senhor Jesus! Um ídolo entronizado no coração pode levar você a perder a sua alma para sempre. Você deseja mesmo ser salvo? Já renunciou tudo o que o impede de se render a Cristo?
*Pastor e missionário presbiteriano.