Hoje, 4, as paróquias de todos os municípios celebram o dia de Corpus Christi, data em que os católicos comemoram o sacramento da Eucaristia. Tradicionalmente todos os anos, os fiéis se reúnem desde cedo para preparar um grande tapete confeccionado na maioria das vezes artesanalmente com materiais recicláveis.
Algumas dessas cidades já vêm substituindo esses materiais recicláveis por alimentos e roupas que posteriormente serão doados para as famílias carentes. Outras, já estão deixando a tradição de lado e preferem por não fazerem nenhum tipo de decoração.
Veja os horários de missa nas paróquias da região:
TUPI PAULISTA – Haverá missa às 16h, na paróquia Nossa Senhora da Glória. Após, procissão que sairá da Matriz, na rua Tiradentes e seguirá até a capela Nossa Senhora Aparecida, para a bênção do santíssimo. Cada quarteirão do percurso será enfeitado com pó de serra colorido, areia e cartaz. A missa será celebrada pelo padre Valdo Bartolomeu de Santana.
JUNQUEIRÓPOLIS – Missa às 16h, na paróquia Santo Antônio, em seguida, procissão que dará a volta no quarteirão e seguirá novamente até a paróquia para bênção do santíssimo. Os enfeites serão com alimentos, que após, serão doados as famílias carentes do município. A missa será celebrada pelo padre Ângelo José Biffe.
PANORAMA – Procissão às 17h, na paróquia São José, em volta da praça da Matriz e após, missa. O percurso será enfeitado com agasalhos que posteriormente serão doadas para as famílias carentes. A missa será celebrada pelo padre José Ferreira Domingos.
MONTE CASTELO – Missa às 16h, na paróquia Santa Cecília, em seguida, procissão em torno da praça central. As ruas serão enfeitadas, mas a Secretaria Paroquial não soube informar quais materiais serão utilizados. A missa será celebrada pelo monsenhor Nivaldo Resstel.
NOVA GUATAPORANGA – Missa às 8h, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, após, procissão que dará a volta no quarteirão da igreja. As ruas serão enfeitadas com tapetes doados pela própria comunidade, que após a procissão serão recolhidos por cada fiel. A missa será celebrada pelo padre Ivan Luis de Oliveira.
PACAEMBU – Missa às 16h, em seguida procissão que dará a volta no quarteirão. Saída em frente à paróquia Nossa Senhora das Graças. As ruas da procissão serão enfeitadas com tapetes de retalhos, doados através do programa “Tapete Missionário”. A missa será celebrada pelo padre Vagner Antônio Montoz.
SÃO JOÃO DO PAU D’ALHO – Missa às 16h30, na paróquia São João Batista, após, procissão em volta da praça. O percurso será enfeitado com bagaço de cana-de-açúcar, cal, areia, tampinhas de garrafa e borra de café. A missa será celebrada pelo padre Ivan Luis de Oliveira Basso.
SANTA MERCEDES – Haverá missa às 17 horas, na paróquia Nossa Senhora das Mercês, em seguida, procissão que sairá em frente da paróquia e percorrerá as ruas Dom Pedro, Duque de Caxias, Washington Luis e avenida Brasil, retornando novamente até a paróquia para a bênção final. A Secretaria Paroquial informou que haverá enfeites nas ruas, no entanto ainda estavam decidindo quais materiais serão utilizados. A missa será celebrada pelo padre Afonso Maniscalco.
PAULICÉIA – Missa às 17h, na paróquia São Pedro, após, procissão em volta da igreja. A Secretaria Paroquial informou que não sabe se este ano haverá enfeites durante o trajeto da procissão. A missa será celebrada pelo padre Clécio Ribeiro, de Marília.
OURO VERDE – Haverá missa às 17h, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em seguida, procissão que percorrerá até a praça central. A decoração do trajeto será com pó de serra, pó de café e cal. A missa será celebrada pelo padre Luiz Henrique Araújo.
IRAPURU – Missa às 17h, na paróquia Santa Genoveva, em seguida, procissão que sairá em frente à Matriz, segue pela avenida Euclides da Cunha até o jardim central para bênção final do santíssimo. Segundo a Secretaria Paroquial, ainda não há previsão se haverá decoração no percurso. A missa será ministrada pelo padre Adriano dos Santos Andrade.
FLÓRIDA PAULISTA – Missa às 17h, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em seguida, procissão. Não há informação se haverá decoração nas ruas, de acordo com a Secretaria Paroquial. A missa será presidida pelo padre Manoel Cirino. Após a procissão, por volta das 19h30, ocorre quermesse em frente à Igreja Matriz.
ADAMANTINA – Missa às 17h, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, seguida de procissão até a Paróquia Santo Antonio. A missa será celebrada pelos padres Marcelo Antonio dos Santos e Rui Rodrigues da Silva. As praças de ambas as paróquias serão enfeitadas com tampinhas de garrafa, pó de serra, casca de ovo e borra de café.
LUCÉLIA – Missa às 16h, na paróquia Sagrada Família, seguida de procissão com saída da Matriz até a capela Nossa Senhora Auxiliadora. O corredor da paróquia estará decorado com roupas de cama e banho que posteriormente serão doados para a Pastoral da Saúde. A missa será celebrada pelo padre José Orandi da Silva.
FLORA RICA – Missa às 9h, na Paróquia São José, seguida de procissão por algumas ruas da cidade. Não haverá enfeites durante o percurso. A missa será presidida pelo padre Adriano dos Santos.
Algumas paróquias afirmaram que caso chova, não haverá procissão e a decisão da confecção dos tapetes será decidida próximo ao horário do evento.