Durante patrulhamento nessa quarta-feira, 17, equipes do policiamento Ambiental do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Dracena, na Operação Pássaro, realizaram vistoria em uma residência no município de Ouro Verde, onde foi constatado a existência de uma ave da fauna silvestre nativa, da espécie papagaio grego (amazona amazonica) com sinais visíveis de domesticação.
Indagado, o proprietário informou não possuir autorização do órgão competente para manter a espécie em cativeiro. Diante dos fatos, foi elaborado o auto de infração ambiental de advertência, por infringir legislação.
Em Junqueirópolis, o patrulhamento também foi realizado resultando na apreensão de oito aves da fauna silvestre nativa, sendo quatro papagaios verdadeiro (amazona aestiva), um papagaio grego (amazona amazonica), um maracanã nobre (Diopsittaca nobilis) e dois canários da terra verdadeiros (sicalis flaveola), que eram mantidos em cativeiro sem autorização do órgão competente.
Quatro autos de infração ambiental foram lavrados. Todas as aves foram apreendidas e encaminhadas à Associação Protetora de Animais Silvestres de Assis (Apass). (Com informações do setor Seção de Comunicação Social da 3ª Cia de PM Ambiental)