A cirurgiã dentista responsável pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vanessa Jacob, promoveu a intensificação da prevenção contra o câncer bucal, em Santa Mercedes. Apesar de ocorrer durante todo o ano, no mês passado, a campanha foi enfatizada.
Durante as visitas de prevenção, são realizados exames para observar alterações bucais. Pacientes que usam prótese ou não, recebem diversas orientações. Se houver dentes a tratar, o paciente é orientado a marcar consulta e fazer a higienização da prótese. A campanha foca principalmente no público idoso, entretanto os cuidados com a boca devem existir em todas as idades.
Também foram desenvolvidas campanhas em grupos específicos como o Centro de Convivência do Idoso de Santa Mercedes e Terra Nova. No Dia ‘D’ foi realizada campanha na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde as ações foram acompanhadas pela secretária de Saúde, Silvana Miranda, que mencionou que a “prevenção é o melhor remédio”.
Os fatores que podem levar ao câncer de boca são fumo, álcool, exposição contínua a luz solar, má higiene bucal, prótese mal adaptada e presença de restaurações ou dentes fraturados. Pessoas acima de 40 anos devem ter ainda mais cuidado e procurar um profissional ao identificar um dos fatores.