Foi realizada na tarde do último dia 3, no Centro Pastoral de Tupi Paulista a 3ª Conferência Municipal da Saúde, com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”. A Conferência que acontece a cada quatro anos, oferece à população a oportunidade de se manifestar e de propor ações possíveis de serem executadas visando à melhoria das condições de saúde do município.
Em seu pronunciamento de abertura do evento, o secretário municipal de Saúde, Maurinho Zerbetto, agradeceu a presença significativa da população, demonstrando real interesse em participar e contribuir de forma positiva para o exercício da cidadania.
Zerbetto discorreu, ainda, sobre os direitos dos cidadãos na questão da saúde, mas enfatizou também os deveres, que muitos deixam de cumprir, como no caso da prevenção contra a dengue e nos casos de agendamento de consultas e exames no AME. “Se o usuário marca uma consulta ou um exame no AME e não comparece ou não liga com antecedência para desmarcar, o maior prejudicado será ele próprio, pois o Governo Estadual pode entender que Tupi Paulista não precisa de tantos atendimentos assim, e diminuir a quota de consultas e exames destinados à nossa cidade”, advertiu o secretário. Sobre os casos de dengue, Zerbetto disse que o Poder Público está fazendo a sua parte, mas o munícipe também precisa fazer a sua, não deixando água acumulada, que serve como criadouro do mosquito e limpando seus quintais.
A palestra da Conferência ficou a cargo da enfermeira Maria Luiza Rodrigues Braga, articuladora da atenção básica da Divisão Regional de Saúde (DRS XI) de Presidente Prudente. Em seguida, houve a formação dos grupos temáticos para discussão e apresentação de propostas que foram votadas em plenário. Também foram eleitos os delegados que participarão da fase regional, estadual e nacional levando as propostas do município, tudo de acordo com o regimento interno da Conferência, aprovado anteriormente pelo Conselho Municipal de Saúde, e lido pela Diretora de Saúde Edilene Lima.
Além da população que compareceu em massa, a Conferência teve ainda a participação do secretário de Governo, Reginaldo Fernandes que representou o prefeito Osvaldo Benetti, do presidente da Câmara Municipal Alberto Luis Salles (Tim), do médico Daniel Bazan Corral representando a classe médica, vereadores Joana Ramos Garcia (Zinha), Regina Machado e José Silveira (Zezinho do Oásis), provedora da Santa Casa Zoraide Galvão, secretários municipais, diretores e demais profissionais da saúde.