A situação da Santa Casa de Adamantina foi discutida em reunião na última terça-feira, 2, na prefeitura da cidade. No encontro, com a presença do prefeito Ivo Santos, representantes do hospital e da secretária municipal de Saúde, Patrícia Queiróz Ribeiro Mochiuti, foi solicitado apoio do prefeito para que ele intervenha junto à Secretaria Estadual à Saúde para que a Santa Casa possa ser habilitada como hospital estratégico. Atualmente está habilitada como Santa Casa-Apoio e recebe 10% sobre o faturamento SUS (Sistema Único de Saúde) MAC (Média e Alta Complexidade). Com a nova habilitação este percentual subiria para 40%.
A segunda solicitação foi a de apoio junto ao Departamento Regional de Saúde de Marília para que o hospital seja referência aos 10 municípios da Região de Saúde de Adamantina em pediatria e maternidade.
Os representantes da Santa Casa também pediram que o prefeito Ivo Santos entre em contato com os prefeitos da região e exija apoio financeiro para o hospital que recebe cerca de 130 mil pacientes destes municípios. 
Na reunião, o provedor José Pedro Forghieri Ruete destacou que o momento deve ser de união entre o hospital, o poder público e a FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), que passa a ter o curso de Medicina e que vai demandar da estrutura de um hospital como a Santa Casa para as aulas.   
Na próxima quinta-feira, 11, o prefeito Ivo Santos e o diretor administrativo da Santa Casa, Jairo Gonçalves do Nascimento Júnior, vão à capital paulista para uma reunião na Secretaria Estadual da Saúde aonde irá reivindicar a habilitação para o hospital estratégico.