Mais uma vez, a rodovia Comandante Ribeiro de Barros foi palco de um violento acidente. Sexta-feira à tarde, nas proximidades do acesso ao bairro Tucuruvi, município de Adamantina, o choque – entre um Palio e um utilitário Strada – apresentou como triste saldo a morte do dracenense Vanderlei de Oliveira Santos, 44 anos. Um dos veículos foi parar entre as árvores do acostamento, em função do impacto.

Parou tudo
Este jurássico articulista chegou ao local, pouco depois da colisão. Assim como outros motoristas, ficou parado na pista, até que policiais e bombeiros tomassem as devidas providências. Formaram-se longas filas de veículos e, até o fim da tarde, o tráfego ainda era complicado no local. Nós que conhecemos o risonho e educadíssimo Vanderlei – desde quando ele trabalhava numa farmácia da praça Arthur Pagnozzi – lamentamos seu falecimento prematuro e esperamos que seus familiares reúnam forças suficientes para suportar momento tão difícil.

Verdadeiro gargalo
Infelizmente, as autoridades estaduais ainda não se conscientizaram ou fecham os olhos para as limitações da Ribeiro de Barros, entre Adamantina e Dracena. As obras de arte nos trevos de Flórida e Pacaembu apenas minimizaram os riscos. Em razão da construção da ponte sobre o rio Paraná e a existência de várias faculdades, o trânsito aumentou consideravelmente (principalmente no fim de semana), favorecendo a multiplicação de sinistros, muitos com saldo trágico, como o de anteontem.

Utilize com moderação
O uso exagerado de computadores pode ‘apagar’ impressões digitais. Segundo uma especialista, o atrito dos dedos com o teclado contribui para desgaste das polpas digitais, cada vez mais requeridas pela difusão de sistemas de biometria. Tisa Moraes, repórter do portal Jcnet (Bauru), produziu matéria interesse sobre o assunto. Mesmo porque ela padece do mal que pode até mesmo impedir a obtenção ou a renovação da carteira de habilitação (CNH).

Quem conhece, explica
Segundo a dermatologista Roberta Nunes Paccola, acrescenta Tisa Moraes, o atrito dos dedos com o teclado pode, de fato, contribuir para agravar o quadro de quem já possui as impressões desgastadas, levando a dificuldades para utilização de sistemas de biometria, cada vez mais comuns nos dias atuais. “Naqueles casos, a pele da polpa digital pode tanto afinar como engrossar”, ressalta a médica.

Boa ideia
A assistente social, gerontóloga e coordenadora de cursos e projetos em políticas sociais, Maria Ângela Cabanilha de Souza Maltempi, proferiu oportuna palestra quinta-feira, por ocasião da 2ª conferência municipal dos direitos da pessoa idosa, no auditório da Fundec. Integrantes dos grupos da terceira idade, Unati, Cras/Creas, assistentes sociais e psicólogos presentes acompanharam e aplaudiram o evento.

Molharam a camisa
Somente na cobrança alternada de pênaltis, é que a Argentina conseguiu superar a esforçada Colômbia e galgar as semifinais da Copa América. Os vice-campeões mundiais criaram boas chances e mereciam o triunfo, no tempo normal. No entanto, o goleiro e os beques adversários não permitiram. O inimigo da penúltima batalha sairia do confronto entre Brasil e Paraguai, ontem à noite. Por sinal, foram os guaranis que eliminaram os brasileiros, na competição anterior.