Ontem, 2, no começo da manhã, agentes de segurança descobriram que presos de uma cela haviam feito um túnel com aproximadamente 10 metros de comprimento no chão de uma das celas na Penitenciária de Junqueirópolis.
Essa penitenciária é a segunda com a maior superlotação de presos na Nova Alta Paulista. Tem capacidade para 875 presos, mas desde o último dia 1º, está com 1.825 detentos, conforme informações da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
Na região, atualmente, a unidade prisional com a maior superlotação é a de Pacaembu que tem capacidade para 873, mas abriga 1.854, ainda segundo a SAP.
Após a localização do túnel, todos os presos foram trancados para dar a continuidade nas revistas nas demais áreas da unidade prisional junqueiropolense.
Na cela onde foi feito o buraco, havia 14 presos que foram posteriormente transferidos para a Penitenciária 1 de Presidente Venceslau.
A localização do túnel provocou a instauração de procedimento a fim de apurar os fatos. REBELIÃO – No dia 29 de janeiro deste ano, na Penitenciária de Junqueirópolis, aconteceu uma rebelião quando um grupo de presos tentou fugir fazendo dois agentes de segurança como reféns.
Um agente conseguiu escapar do grupo pulando de um raio para o outro no interior do presídio e fraturou uma das pernas.
Nesta rebelião, graças às intervenções da Polícia Militar e do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) a situação foi controlada e os presos voltaram às celas.