Na sessão ordinária de segunda-feira, 15, os vereadores aprovaram 10 projetos de lei, da lavra do poder executivo. Numa reunião tranquila, surpreendeu apenas o fato de os edis continuarem apresentando requerimentos para a implantação de redutores de velocidade (lombadas), em vias públicas do centro e dos bairros. Evidência de que existe alguma coisa errada no que diz respeito ao trânsito de veículos.

Crime e castigo
Diversas administrações municipais do estado decidiram agir com rigor contra os proprietários de imóveis que não conservam suas calçadas, transformando-as em verdadeiras armadilhas para os transeuntes. Numa das cidades, por sinal de grande porte, fiscais constatam a irregularidade e fixam prazo para os devidos reparos. Caso não atenda, o dono da propriedade fica sujeito a multa que ultrapassa 500 reais.

Tecnologia contra os bandidos
O sindicato do comércio varejista de derivados do petróleo (Sincopetro) iniciou entendimentos com a Polícia Militar, na busca de um combate eficaz contra os assaltantes de postos de combustíveis, principalmente no período noturno. Decidiu-se criar um grupo de WhatsApp com o objetivo de coibir os criminosos. A PM ressalta que a criação do serviço não vai substituir a chamada de emergência, através do 190.

Nova tragédia
Caio César Alves de Souza, 21 anos, estudante de computação da Unesp de Presidente Prudente, foi encontrado caído e com ferimentos graves, em um fundo de vale, nos arredores daquela cidade. O Corpo de Bombeiros transportou a vítima ao Hospital Regional com parada cardiorrespiratória, mas ele não resistiu e morreu ao dar entrada na unidade. Acredita-se que o universitário cuja família é de Osvaldo Cruz, tenha sido arremessado em direção ao fundo de vale, já que o mato, próximo ao corpo, estava amassado.

Segunda no ano
Há pouco mais de três meses, Humberto Moura Fonseca, 23 anos, aluno da Unesp de Bauru, morreu em razão de coma alcoólico, segundo revelou o laudo do exame toxicológico, divulgado pela Polícia Civil. Fonseca faleceu dia 28 de fevereiro, após uma competição para ver quem conseguia beber mais – conhecida como ‘maratoma’ -prática comum no circuito ‘trotista’. De acordo com o laudo, Fonseca tinha 4,6 gramas de álcool por litro de sangue.

Continua sendo notícia
O São Paulo vendeu o dracenense Rodrigo Caio ao Valencia da Espanha por R$ 44 milhões na semana passada, mas já viu parte da quantia ser penhorada pela Justiça, por conta de uma dívida antiga, de quase 13 anos, relativa a comissão de empresários pelo empréstimo de Jorginho Paulista ao time do Morumbi. O Judiciário exigiu que R$ 3.119.479,69 do valor da transação com o time espanhol sejam levados à penhora para quitar um calote na Prazan Comercial, datado de 2002.

Sorte deles
Moradores dos 13 municípios da região de Araçatuba que compõem o Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo (Ciensp) podem solicitar serviços de operação e manutenção dos sistemas de iluminação pública pelo telefone e sem pagar nada, através do número 0800 779 2000. Após o atendimento, os reparos são prestados em até 48 horas, de acordo com a Engeluz Iluminação e Eletricidade, empresa do Paraná que venceu processo licitatório para executar os trabalhos

Como está, fica
A atual fórmula de reajuste do salário mínimo, que garante aumento acima da inflação para o piso nacional, deve ser mantida até 2019, conforme aprovou a comissão mista do Congresso que discute a medida provisória 672, sobre a fórmula. Pela regra, a alta do piso nacional é calculada somando-se a inflação do ano anterior e o crescimento do país de dois anos antes, medido pela variação do PIB (Produto Interno Bruto). O cálculo começou a ser feito em 2003.