Há 15 anos, desde 1997, o dia passou a ser feriado civil. Trata-se da celebração da data magna do Estado, em memória dos cidadãos que pegaram em armas para lutar pelo regime democrático no país, deflagrando a Revolução Constitucionalista de 1932. A data foi oficializada por projeto de lei do deputado Guilherme Gianetti. Aprovado pela assembleia legislativa, virou lei estadual, sancionada pelo então governador Mário Covas.

Quatro meses
A Revolução de 1932 foi um movimento armado ocorrido entre julho e outubro de 1932. O objetivo era a derrubada do presidente Getúlio Vargas que estava no poder desde 1930. Insatisfeita, a população iniciou protestos e manifestações, como a do dia 23 de maio, que terminou num conflito armado. A revolução acabou eclodindo dia 9 de julho, sob o comando dos generais Bertoldo Klinger e Isidoro Dias. O levante se estendeu até 2 de outubro, quando os revolucionários perderam para as tropas do governo. Mais de 35 mil paulistas lutaram e pelo menos 890 pessoas morreram nos combates.

Início atípico
Embora ainda esteja no começo, o mês de julho se afigura como o mais chuvoso dos últimos anos, na região da Nova Alta Paulista. Há municípios em que já choveu 206 milímetros, até ontem. E as águas geram reações controversas. Cafeicultores reclamam que elas atrapalham, pois é época de colheita. No entanto, para culturas permanentes, a chuva de inverno compensa a estiagem do início do ano.

Gatilho relâmpago
Ontem à tarde, o setor de investigação da DIG/DISE e do GOE da polícia civil deteve dois indivíduos, suspeitos de integrar o bando de cinco homens que furtou 31 relógios (avaliados em mais de R$ 20 mil) de uma ótica e relojoaria da avenida Presidente Roosevelt, no centro de Dracena. A ação ousada dos bandidos e a pronta resposta policial repercutiram nos órgão de imprensa de toda a região.

Ceticismo é a tônica
Esta folha lançou uma nova enquete em que pergunta ao leitor se ele espera que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Dracena entre em funcionamento ainda este ano. Por enquanto, quase 70% responderam que não.

Chapéu na mão
Chefes de executivo de todo o país não desistem de romarias à capital federal, na esperança de que consigam verbas para aplicação em suas comunidades. Recentemente, o prefeito José Antonio Pedretti (PR), em companhia da vice Célia Brandani, desembarcou na Câmara federal. Como prometer não machuca, o parlamentar paulista Baleia Rossi (PMDB) anotou as reivindicações e acenou com ajuda futura.

Como sempre
Os contribuintes que precisaram consultar o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2015, enfrentavam dificuldades, no início da tarde de ontem. A página da Receita Federal na internet apresentava instabilidade e saía do ar. Por meio da assessoria de imprensa, a RC informou que as equipes técnicas foram acionadas e que o alto volume de acessos seria a causa mais provável do problema.