Três cicloturistas tiveram a façanha de atravessar os dois extremos do Brasil, pedalando do Oiapoque ao Chuí, em 2013. O percurso foi filmado para o Projeto Oiapoque.
Arcanjo Gonzalez (Medral), 60 anos, Marcelo de Sousa (Bike Center), 35 anos, e Nilson Marques (Santa Mercedes), 62 anos, percorreram um caminho de 1.218 km, em 11 dias, passando pelos estados do Maranhão, Pará e Amapá, chegando ao Oiapoque (PA) no dia 21 de novembro. Esse percurso fez parte da quinta e última etapa do projeto Chuí ao Oiapoque.
O trecho mais complicado desta aventura foi de Calçoene a Oiapoque, já que o percurso contou com cerca de 300 km de floresta amazônica, em estradas de terra.
Para Arcanjo e Marcelo, esta foi a 10ª viagem de bicicleta que realizaram juntos. Com esse percurso concluíram o projeto que une os dois extremos do país – do Chuí ao Oiapoque.
Anteriormente, já haviam concluído o trajeto do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, nesse percurso passaram pelo Uruguai, Argentina e Chile, chegando a Viña del Mar, no Oceano Pacífico. Ao todo, foram 5.498 km pedalados.
O DVD com os melhores momentos de cada etapa desses dois projetos, onde mostrarão às histórias, os desafios e as conquistas já estão disponíveis para venda no valor de até R$ 25. Toda a renda será revertida para a Avapac (Associação de Voluntários de Apoio ao Paciente de Câncer), em Dracena.
Quem tiver o interesse no material, basta retirá-lo na Bike Center e fazer a doação na conta da Avapac: Caixa Econômica Federal – agência 0302 – conta corrente 20670-5, em nome da entidade.
O objetivo do DVD é compartilhar e incentivar fé, força, esperança e determinação.
A Avapac assiste mais de 400 pacientes moradores de Dracena que fazem tratamento de câncer.