Conhecida em toda região por manter uma fábrica de processamento de frutas e comercializar as polpas para suco, a Associação Passiflora de Produtores Rurais de Adamantina e Região (Apprar) passará agora a comercializar legumes e verduras minimamente processadas.
Para isso, está em construção um barracão que irá receber todo o maquinário necessário para o processamento das verduras vendidas pelos produtores rurais para a Associação.
Os alimentos minimamente processados são verduras e legumes que passam por rigorosos processos de seleção e higienização e que podem ser picados ou não, para serem vendidos prontos para o consumo.
O investimento foi viabilizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), que aprovaram o projeto da Associação por meio do programa de Microbacias II, do Governo do Estadual de São Paulo.
De acordo com o chefe da Cati de Adamantina, Mauricio Konrad, toda obra ficará em torno de R$ 1,2 milhão, sendo que a Coordenadoria irá custear 70% deste valor e a Apprar 30%. Com o dinheiro será feito a construção do barracão, aquisição de máquinas para o processamento, caminhão baú refrigerado e câmeras frias.
“Assim que todo esse projeto for colocado e prática ele irá beneficiar os produtores rurais, pois irá abrir o mercado para este público. Esse tipo de processamento da forma como será feita aqui não existe na região segundo nós pesquisamos”, disse o presidente da Apprar, Antônio Manzano de Oliveira.
Ele conta que a ideia a princípio é vender as verduras processadas para mercados e cozinhas industriais de toda região, mas que um dos objetivos é poder oferecer este tipo de produto para às Prefeituras destinarem para alimentação escolar. “Como as verduras e os legumes serão picados e já higienizados facilitará o trabalho das merendeiras já que alguns legumes são difíceis de serem cortados”, explica Manzano.
A previsão é que a obra seja concluída até o dia 30 de setembro e a estimativa é que sejam contratados pelo menos cinco novos funcionários para trabalhar na fábrica.
O barracão está sendo construído em frente a sede da Apprar, localizada no bairro Tucuruvi, em Adamantina.