A desativação dos hospitais psiquiátricos no estado de São Paulo vem ocorrendo de forma gradual. Com o intuito de continuar atendendo a esses pacientes, o Governo Federal propôs que fossem criados, em algumas cidades, novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Em Dracena, segundo o secretário municipal de Saúde, Nelson Bortolatto, em breve será criado na cidade o Caps I – Saúde Mental. A previsão é que o Centro seja instalado até o final deste ano após a aprovação do Governo do Estado.
Bortolatto pontua que o Caps I – Saúde Mental atenderá pacientes de Dracena e Ouro Verde, no entanto, ainda será levantado estudo para verificar a quantidade exata de pacientes que recebem tratamento médico nos hospitais que serão fechados.
O Centro, que ainda não tem lugar definido para ser instalado na cidade, atenderá de início em local alugado e será mantido através de verba do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura.
“O Departamento Regional de Saúde (DRS-XI) de Presidente Prudente está definindo quais cidades receberão esse tipo de Caps na região e fazendo o levantamento de custos com materiais e equipamentos”, ressaltou o secretário da pasta.
Outra novidade que objetiva se adequar à nova política do Governo do Estado é a criação de residências terapêuticas, onde os pacientes poderão permanecer ‘internados’, como forma de socialização junto à sociedade.
De acordo com Bortolatto, as residências terapêuticas receberão acompanhamento do Caps I – Saúde Mental.