Nos dias 24 e 25 de outubro acontece em todo Brasil mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Exame seleciona os melhores colocados para ingressar em universidades públicas. Tanto alunos de escolas públicas como privadas, além de estudantes que já concluíram o ensino médio podem prestar a prova.
Na região, 42 escolas, entre elas públicas e particulares participarão do Enem 2015. A estimativa da Diretoria de Ensino de Adamantina é que 2,5 mil alunos concluintes da 3ª série do ensino médio prestem a prova. Além deles, há os alunos de outras séries do ensino médio ou fundamental que realizam a prova como treineiros e aqueles que já concluíram o 2º grau em anos anteriores. “A cada ano o número de concluintes que realiza a prova tem aumentado e a expectativa é a de que os alunos obtenham a proficiência adequada em todas as áreas do conhecimento”, disse Maria Helena Martins que está substituindo a dirigente de ensino, Vera Cazu, nas férias.
Ela explica que a participação dos alunos no exame é voluntária e de acordo com o edital nº 6 de 15 de maio de 2015, os alunos concluintes seriam isentos do pagamento da taxa de inscrição. “Espera-se que a maioria dos alunos matriculados na 3ª série do ensino médio realizem a prova”, disse. O período de inscrição foi encerrado em junho.
Na última semana foram divulgados resultados preliminares do Enem 2014 para as escolas, mas de acordo com Marcia somente os diretores têm acesso aos resultados.
“O Enem atualmente tem relevante importância para aluno, considerando que é a principal porta de entrada para as universidades e também pré-requisito para quem quer ter acesso ao ensino superior através de financiamentos como o Fies e o Prouni”, concluiu.
A jurisdição da Diretoria Regional de Ensino está nos municípios de Adamantina, Dracena, Flora Rica, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Mariápolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama, Paulicéia, Pracinha, Sagres, Salmourão, Santa Mercedes, São João do Pau D’alho e Tupi Paulista.