Todo estudante tem um sonho na vida. Uns querem se tornar médicos, outros advogados, alguns engenheiros e assim por diante. Na EE 9 de Julho, unidade de ensino integral, boa parte dos alunos dos anos finais do ensino fundamental têm como pretensão se tornar agrônomos e biólogos. Para isso, no início de 2015, eles tiveram uma ideia para unir o “útil ao agradável”.
“No começo do ano, os alunos pesquisaram e fizeram a proposta de criar uma horta sustentável na escola. Eu e a professora Márcia aderimos a ideia e montamos um projeto sobre o tema com os alunos”, conta Edmar Francisco Custódio Alves, professor de Ciências.
Com isso, foi criada a “Horta do Futuro”, disciplina eletiva trabalhada às quintas-feiras e que tem como foco promover sensibilização sobre a importância de uma alimentação saudável, além de proporcionar e incentivar a melhora no aprendizado em outras disciplinas do currículo, por meio de atividades experimentais de identificação dos nutrientes presentes nos alimentos. A iniciativa funciona por meio de uma horta hidropônica, com cerca de seis metros e em formato de pirâmide, criada pelos próprios alunos para a manutenção de alimentos saudáveis.
A iniciativa começou em março, junto às pesquisas realizadas primeiro entre os estudantes, e depois nas salas do Acessa Escola. Em seguida, veio a montagem da estrutura da horta, que consistiu em trabalhos matemáticos de medições e perfurações dos canos, além de pesquisas dos nutrientes que seriam necessários para as plantações. Placas de isopor para o plantio das mudas marcaram o próximo passo.
Os alunos também foram divididos em duplas para trabalhar o “diário de um alface”, no qual eles plantam uma semente em um vaso com terra e, semana após semana, vão anotando em um caderno as transformações que ocorrem na plantação.
“Eu acho essa aula interessante, porque vai me ajudar no projeto de vida que tenho para o futuro, que é trabalhar na área científica”, afirma o estudante Leonardo Augusto de Carvalho.
“Para mim esse projeto foi uma novidade, pois eu queria me tornar professor. Quando comecei a participar da eletiva, eu descobri que gostava também de biologia. Fiquei na dúvida entre as duas profissões. Mas agora eu decidi que quero me tornar um professor de Ciências, para trabalhar com as duas coisas”, revela Matheus da Silva Souza, outro aluno participante.
MANUTENÇÃO DO ESPAÇO – Apesar das aulas serem durante as quintas, os estudantes fazem a manutenção do espaço diariamente. “Durante o intervalo escolar, em todos os dias da semana, os alunos cuidam da horta. Toda quinta-feira é o dia que eles fazem troca de substâncias do sistema hidropônico, além de pesquisas adicionais para melhorar conhecimentos de ciência. Já existe melhora no rendimento de Matemática, Ciências e também Educação Física”, afirma Edmar.
Os alunos apresentarão os resultados do projeto na escola. Ao final, vão colher as alfaces, levar até a cozinha onde o alimento será lavado e temperado para a preparação de uma salada que será oferecida na merenda escolar.
“Especialmente na minha disciplina, esse projeto ajudou muito nossos alunos no cuidado com a alimentação. Como eles veem e participam de todo o processo de plantio, acabam pegando ainda mais gosto pela merenda escolar oferecida na escola”, afirma Márcia Aparecida Perez Moreno, professora de Educação Física.
ASSESSORIA DE IMPRENSA / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo