Na última segunda-feira, 6, aconteceu na Divisão Municipal de Educação, em Junqueirópolis, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, que neste ano teve como tema “Consolidar o Suas de vez rumo a 2026”.
O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), adotou ainda o lema “Pacto Republicano no Suas rumo a 2026: O Suas que temos e o Suas que queremos”, como norte para os debates e deliberações das conferências municipais.
Seguindo a linha do CNAS, o Conselho Municipal de Assistência Social de Junqueirópolis, contou com a presença da palestrante Vanessa Rômbola Machado na conferência. Vanessa abordou o tema de forma simples e clara, falando sobre as conquistas da política pública de Assistência Social com a Constituição Federal em 1988 e com a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), em 1993, até chegar à implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), em 2005. A palestrante explicou resumidamente o que é o Suas e a importância de sua consolidação e efetivação nos municípios, assim como todas os avanços alcançados nestes dez anos de implantação.
Após a fala da palestrante, formaram-se cinco grupos que a partir de cinco dimensões elaboradas também pelo CNAS, discutiram os avanços e conquistas no âmbito das três esferas de governo com a implantação do Suas e a partir desses avanços, elaboraram propostas para os próximos dez anos para a consolidação do SUAS de vez, especificamente no âmbito municipal.
As propostas que resultaram na conferência serão consideradas pelo Executivo, através do órgão gestor da Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), como forma de participação da população na avaliação e na constante melhoria dos serviços socioassistenciais oferecidos no município.
Estiveram presentes na Conferência da Assistência Social representantes do poder público municipal dos setores de Educação, Saúde e Assistência Social, representantes da sociedade civil através das entidades e serviços socioassistenciais do município, além de um grande número de pessoas atendidas pela política pública de assistência social no município, principalmente beneficiários do programa Renda Cidadã.