Com o intuito de disseminar um pouco mais de conhecimento em astronomia, cerca de 80 professores e graduados em licenciatura de diversos municípios vizinhos estão tendo a oportunidade de participar do 58° Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea), realizado pela primeira vez em Junqueirópolis.
O encontro, que teve início na manhã de ontem, 22, ocorre nas dependências da Escola Estadual Profº Idene Rodrigues dos Santos, com diversas palestras, observação solar, montagem do galileoscópio, observações astronômicas, oficinas práticas, lançamento de foguetes de garrafa pet e demonstração de foguete de dois estágios.
João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA), esteve presente para a abertura do evento e ressaltou, durante a apresentação, que a cada ano tem aumentado o alcance dos foguetes.
Em conversa com a reportagem, Canalle frisou sobre a importância dessa capacitação para os professores dentro da sala de aula. “O objetivo maior é capacitá-los nas áreas de ensino de astronomia para que possam dar os conteúdos que estão nos livros didáticos com mais segurança, criatividade, com a participação dos alunos de formas práticas. Ensiná-los a olharem para o céu, mostrar o planetário que, por sinal, é um instrumento muito útil”, disse. Ele salientou ainda, que a Prefeitura de Junqueirópolis poderia comprar um planetário, que custa em torno de R$ 50 mil, por ser um instrumento que projeta o céu no passado e no futuro, visualiza as galáxias e os planetas.
O coordenador da OBA afirmou que cada vez mais os alunos estão interessados pela astronomia. “Apesar da astronomia ser uma das mais antigas ciências está a cada dia revelando novos mundos para nós”.
Anualmente, são realizados dez Ereas em várias cidades do Brasil.
PROGRAMAÇÃO – Na manhã de hoje, 23, os participantes farão a construção de base, foguete e o seu lançamento; será estudada as estações do ano, fases e eclipses; planetário para professores; comparação dos volumes dos planetas e estrelas; conhecimento sobre o Astro-Rummikub, Astro-Twister e a nova classificação do sistema solar, e desenhando as órbitas de planetas e cometas de olhos fechados.
As atividades prosseguem nesta sexta-feira, 24, quando será finalizado o evento. Os participantes receberão certificados de 40 horas.
EREA – Desde 2009 até abril de 2013 foram organizados 47 Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs) com aproximadamente 120 participantes em média por evento. Isto leva a um total de cerca de 5.600 participantes sendo a maioria professores da rede escolar das cidades e regiões em que os eventos ocorreram. Em cada evento, a escola representada ganhou e montou seu galileoscópio, os professores participaram de várias oficinas para construção de modelos didáticos, dentre eles construção de foguetes, assistiram a palestras e, juntos, observaram o céu. Estes encontros contribuíram para a formação e motivação dos professores que participaram, assim como os organizadores e palestrantes.
No que se refere à formação de professores, os EREAs têm sido um marco histórico no País, dando oportunidade aos docentes, ainda que localmente e em termos regionais, no que diz respeito a conteúdos e métodos para o ensino de Astronomia.