Levantamento feito pela Secretaria da Educação do Estado mostra que, neste primeiro semestre, alunos das escolas de tempo integral tiveram a oportunidade de cursar mais de 1,8 mil matérias sugeridas pelos próprios estudantes. As “disciplinas eletivas” compõem o projeto pedagógico inovador de extensão de horário da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que prioriza o projeto de vida, as características pessoais e as habilidades das crianças e dos adolescentes.
Os temas das aulas são livres e construídos em parceria entre alunos e docentes, que atuam em regime de dedicação exclusiva. Neste modelo, presente no Ensino Fundamental e Médio, as jornadas são de 9 horas diárias.
A exigência é que as sugestões de matérias estejam relacionados ao conteúdo da base nacional – Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Ciência da Natureza – e tenham caráter interdisciplinar. Para isso, os professores têm a tarefa de elaborar o plano de trabalho e apresentar as opções à escola.
Os estudantes, por sua vez, escolhem as ementas que mais se encaixam ao seu perfil. A oferta das eletivas é semestral. No leque de opções cursadas no primeiro semestre, foram trabalhados temas como astronomia, arquitetura urbana, audiovisual, abertura do próprio negócio.
Este ano, 75 escolas ingressaram na modalidade integral na rede paulista. Atualmente, a Secretaria da Educação reúne 492 unidades com jornada estendida, acima de 7 horas.