No mutirão realizado na última sexta-feira, 3, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em Panorama, 40 das 46 famílias que foram na audiência de conciliação com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) conseguiram renegociar parcelas do financiamento habitacional em atraso.
Segundo nota divulgada na imprensa pela CDHU, as audiências de conciliação pré-processual atenderam mutuários inadimplentes em Panorama, Paulicéia e Santa Mercedes. Municípios abrangidos pelo Cejusc, órgão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Devido o interesse dos mutuários pelo acordo, o Cejusc agendou novo mutirão de renegociação entre a companhia habitacional e as famílias para o dia 11 de agosto das 9h às 16h30.
A finalidade da audiência é regularizar todos os débitos em atraso renegociando a dívida de forma que famílias consigam pagar.
Podem renegociar a dívida mutuários com mais de três parcelas da casa própria em atraso. Eles terão condições especiais de pagamento. Para ser atendido, é necessário ter em mãos: RG, CPF e um boleto da prestação do imóvel pago ou não.
INADIMPLÊNCIA – Segundo pesquisa realizada pela CDHU, as principais justificativas dos mutuários para atraso nas prestações da casa estão relacionadas à perda de renda, separação do casal e problemas de saúde. Por isso, durante os mutirões de renegociação, os casos são analisados individualmente de acordo com as condições financeiras do titular do contrato.
VIA INTERNET – No Portal da companhia, acessando www.cdhu.sp.gov.br é possível obter informações sobre financiamento, emitir boletos de prestações, calcular o parcelamento do débito, realizar acordos e emitir parcela de amortização de débitos.