Em I Samuel 7.12 está escrito “Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor”. Isto aconteceu logo após a vitória numa batalha. Que significados tem este ato? Ebenézer significa pedra da ajuda, ou gratidão, é um termo em hebraico.
Em primeiro lugar devemos considerar que aquela pedra serviu para marcar uma vitória. Depois que Samuel levantou aquela pedra, todas as vezes que as pessoas passavam por aquele lugar, ao olhar para ela, lembravam-se que foi ali que os filisteus foram definitivamente derrotados nos tempos de Samuel. Podemos comparar a um título conquistado num campeonato que, uma vez conquistado, nunca mais pode ser tomado. Entenda que Deus não se arrepende das bênçãos que Ele nos dá. Em Romanos 11.29 está escrito: “Porque Deus não muda de ideia a respeito de quem ele escolhe e abençoa”.
Nunca se esqueça que as conquistas em nossa vida só nos foram possíveis mediante a graça de Deus, tais como um diploma importante, um imóvel adquirido, um carro comprado à vista, um casamento realizado, um filho que nasceu, etc. Podemos dizer que são marcos de vitórias que o Senhor nos proporcionou. Olhe para trás e se alegre ao constatar que há em sua história grandes bênçãos conquistadas, que nunca mais ninguém poderá tomá-las de você!
Aquela pedra era um altar de gratidão. Ao passar por aquele lugar, as pessoas também iriam se lembrar que foi Deus quem expulsou os filisteus, lhes dando a vitória na batalha. Muitos vivem reclamando da vida, e até de Deus, pois se esquecem facilmente o quanto o Senhor tem feito por elas, e se tornam amargas, insatisfeitas e ingratas. Lembre-se sempre com gratidão das bênçãos que lhe foram dadas por Deus!
Aquela pedra também significava uma mola propulsora de fé. Ao olhar para aquela pedra, o povo de Israel podia crer que o Deus que os havia livrado dos inimigos nos dias de Samuel podia também livrá-lo em seus dias. A Bíblia Sagrada diz que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre (Hebreus 13.8). Ao olhar as suas conquistas e avanços, seu coração tende a crer ainda mais no poder de Deus?
As vitórias dadas pelo Senhor são “trampolins de fé” donde podemos nos lançar em Seus braços, confiando Nele com toda a nossa força, como crianças que se lançam nos braços do pai. Conte sempre aos outros as bênçãos, conquistas e progressos que o Senhor realizou em sua história e das manifestações do poder de Deus em sua vida, pois além de motivar outras pessoas a crer, você também terá a sua fé revigorada e fortalecida. E estará em condições de experimentar ainda mais o agir de Deus daqui para frente, enfrentando os desafios da vida crendo que o Senhor vai à frente lutando as nossas batalhas. Somente a Deus toda a glória!
*pastor e missionário presbiteriano.