O problema com a falta de pediatras nos postos de saúde em Dracena poderá ser solucionado. No sábado que passou foi publicado no Jornal Regional edital que informou o nome da empresa vencedora do pregão presencial que visou à contratação de médico pediatra para atender na rede pública municipal.
O secretário municipal de Saúde, Nelson Bortolatto informou na tarde de ontem, 20, que a empresa vencedora do pregão presencial n.° 01/2015, Karen Cristina Froio – ME, assinou no início da tarde, contrato com o Cisnap (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista) para começar os atendimentos no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão).
O pregão através de processo licitatório estipulou R$ 39,50, o valor da consulta, totalizando mensalmente R$ 11.060,00.
A pediatra atenderá toda terça, quinta e sexta-feira, das 7h às 12h, com atendimento a 20 crianças por dia. Já as segundas e quartas-feiras, o atendimento médico ocorrerá das 13h às 17h, para 16 crianças.
Bortolatto pontua que neste mês e no próximo, o atendimento ocorrerá somente no Postão, após será feito estudo para ampliar o serviço aos postos de saúde instalados nos bairros da cidade.
O contrato foi firmado por um ano podendo ser prorrogado por mais cinco anos.
O Cisnap havia dado início ao processo licitatório para a contratação de empresa de prestação de serviços médicos na especialidade de pediatria em edital publicado no Jornal Regional no dia 19 de junho.
A medida tomada pela Prefeitura de Dracena visou sanar as dificuldades enfrentadas em contratar médicos pediatras, já que a Administração Municipal abriu vários concursos para a contratação de pediatras e nenhum médico mostrou interesse em participar dos concursos, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura.
MANIFESTAÇÃO – No dia 22 de junho, uma manifestação parou a sessão da Câmara Municipal quando dezenas de mães portando cartazes, faixas, narizes de palhaços e apitos, trouxe a tona um problema que a saúde pública vem enfrentando há meses com a falta de pediatras.
Dizeres como ‘Saúde já’ e ‘Dracena pede socorro’ foram muito aclamados durante a sessão pelos manifestantes.
Infelizmente, a falta de médicos pediatras está ocorrendo em praticamente todo o País, assim como em diversos municípios da microrregião de Dracena e de Adamantina.