Em pouco mais de uma semana, novamente o Jornal Regional recebeu reclamações de munícipes relatando a maneira que vem sendo recolhido o lixo doméstico pelos lixeiros, em Dracena. A queixa que, também vem sendo compartilhada em redes sociais, causa transtornos aos moradores que pagam impostos e esperam que a atividade seja desenvolvida com mais cuidado pelos catadores de lixo.
O morador é orientado a sempre colocar o lixo doméstico no período da manhã nas lixeiras. Em seguida, os funcionários públicos municipais passam fazendo o recolhimento e vão empilhando diversas sacolinhas em certo ponto da via para facilitar no processo. O problema é que em algumas vezes, o material acaba demorando a ser recolhido e animais, principalmente cães, fuçam no lixo abrindo as sacolas.
Segundo moradores da rua Eunice Luiza da Silva, no bairro Vitória Régia, os cães estão espalhando o lixo que fica aguardando o recolhimento pelo caminhão coletor. Os munícipes desse bairro, assim como de outros, pedem que a Prefeitura tome alguma providência, porque há uma grande demora entre a separação por parte de alguns funcionários e a passagem do veículo coletor. “Nesse espaço de tempo, cães reviram o lixo e o funcionário do caminhão não recolhe de novo o material espalhado”, afirmou um morador.
Em matéria já publicada no JR anteriormente sobre o assunto, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Antenor de Oliveira Filho, disse que estudaria medida para melhorar o processo de recolhimento do lixo e que estaria conversando com os servidores que fazem o trabalho. Por outro lado deixou claro que o processo para recolhimento que está sendo realizado é o mais ágil, na visão dele.
“O problema são as sacolinhas plásticas. O lixo doméstico deveria ser depositado dentro da sacolinha, amarrada e depois colocado no saco preto apropriado para lixo. Se toda população fizesse esse processo, o que é o indicado, isso não estaria acontecendo”, avaliou o secretário na semana passada, que prometeu, ainda, que estaria reunindo os servidores para conversar sobre o assunto.