Foram quatro meses de reuniões e ajustes para chegar à aprovação do projeto de lei da municipalização do trânsito de Adamantina, aprovado em sessão extraordinária na tarde da última quinta-feira, 2.
Neste período houve diversas mudanças no texto e nome do projeto. As reuniões ocorreram sempre entre representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, com especialistas da área. Alguns pontos do projeto foram modificados e outros esclarecidos.
Pelo projeto de lei será criado o Departamento Municipal de Trânsito de Adamantina (Demtran) para cuidar do trânsito local. A princípio as multas serão aplicadas pela própria Polícia Militar, através de convênio. O que muda é que haverá dois talões para a PM e algumas infrações serão atribuídas ao município.
Parte da arrecadação também será revertida ao município e serão criadas diretorias para gerir todo o trabalho.
Com a aprovação do projeto, a administração acredita ser mais fácil o recebimento de recursos para aplicação em ações educativas, melhoria na sinalização viária, implantação de lombofaixas, conserto de semáforos e até mesmo recapeamento, como observado em outras cidades que optaram pela municipalização.