Após participarem de um treinamento com a equipe da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) de Dracena no último dia 16, os funcionários do controle municipal de vetores, iniciaram no dia 21 de julho, a aplicação do inseticida, utilizado para a exterminação do mosquito palha, transmissor da leishmaniose.
A ação foi promovida após a Secretaria de Saúde constatar um caso positivo de leishmaniose humana no município. Diante disto, ações de bloqueio e borrifação de inseticida na área de risco foram as medidas adotadas pela equipe de controle de vetores.
O procedimento será executado em nove quarteirões, incluindo a residência onde foi diagnosticada a doença e as oito quadras ao redor.
Segundo a coordenadora da equipe, Natalina Menezes, a equipe irá realizar o procedimento em aproximadamente quatro casas por dia. “O procedimento segue as diretrizes da Sucen, por isso levaremos cerca de três meses para concluir a ação de borrifação. Durante a aplicação, todos os cômodos internos e externos da casa são dedetizados, inclusive, paredes e muros”, ressaltou.
Para assegurar a eficiência do procedimento de aplicação do inseticida, os moradores devem colaborar com a equipe, isolando os móveis da parede, retirando alguns objetos da casa e protegendo os demais com papéis ou pano.
Após duas horas da aplicação, os moradores poderão retornar às residências com segurança, entretanto, pessoas alérgicas recomenda-se o afastamento durante um período de um a dois dias do local.
O inseticida é destinado à exterminação do mosquito palha, entretanto, outros insetos também serão eliminados, durante a aplicação.