Foi realizada na última terça-feira, 30, no Centro Comunitário Antônia Moretti Gonçalves a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa” de Tupi Paulista, com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as Idades”. O evento teve como objetivo conferir o que há no município, avaliar e elaborar propostas de políticas voltadas ao atendimento dos direitos da pessoa idosa.
Participaram da Conferência os idosos tupienses, grupos da 3ª idade, autoridades, vereadores, secretários e diretores municipais, representantes de entidades assistenciais com atendimento ao idoso, servidores da saúde, educação e assistência social do município.
A abertura foi feita pelo prefeito Osvaldo Benetti, que anunciou que o ginásio de esportes será cedido para os bailes dos grupos da terceira idade até que o Centro Comunitário obtenha o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que já foi solicitado.
Em seguida seguiram-se os pronunciamentos do presidente da Câmara Municipal, Alberto Luis Sales (Tim), da Secretária de Desenvolvimento Social Maria Helena de Azevedo Ferreira e da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Alvina Severino de Souza, que decretou aberta a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Tupi Paulista.
Com uma boa participação do público, a palestra foi ministrada pela assistente social Fátima Elizete Zanoni Mastelini que definiu o objetivo de uma Conferência como sendo o de “institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão da política de atendimento dos direitos da pessoa idosa no município”. Em seguida foram formados os grupos de trabalho para discussão e apresentação de propostas, além da escolha de delegados para participarem do encontro regional.
A Conferência contou ainda com um monólogo apresentado por Tereza de Jesus Gomes: O forró da Velha, uma dinâmica do Balão Colorido (defenda seus sonhos – para sonhar não se tem idade), finalizando com um animado forró.