No salmo 62 vemos o salmista fazendo uma interessante afirmação de fé: “Somente em Deus eu encontro paz; é dele que vem a minha salvação” (versículo 1, Bíblia na Linguagem de hoje). Na versão revista e atualizada, a mesma coisa é dita com palavras diferentes: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação”. 

Percebemos através do texto o salmista experimentando em sua vida uma paz que fora de Deus jamais acontecerá, pois ela ocorre dentro da alma, nos cantos mais escondidos do nosso ser. É uma experiência que eu e você podemos experimentar mesmo em meio à lutas e tribulações. Ou quando somos afrontados e perseguidos.
No segundo versículo o salmista esclarece dizendo que o Senhor é a sua rocha e também o seu alto refúgio. Mesmo em meio aos ataques contra ele, não será abalado. A linguagem aqui usada é militar, pois as rochas eram usadas pelos soldados como escudo de refúgio e proteção para se livrarem das setas e dardos lançados pelo exército inimigo. Escondendo-se atrás de uma rocha o soldado salvava sua vida.
O autor do salmo diz ao seu povo, e também a nós, no oitavo versículo, que devemos confiar no Senhor. Permitir que Deus seja a nossa rocha, o nosso alto refúgio. Reconhecer que somente Dele vem a salvação. É uma confiança plena, sem receios, sem reservas, sem medo. Ele ainda diz na segunda parte deste versículo que devemos abrir o nosso coração pois o eterno é o nosso refúgio!
Como está a tua vida? Você está enfrentando lutas? Em quem você tem confiado? Está lutando sozinho? Que tal permitir que o Senhor vá à frente lutando tuas batalhas? Confie somente no Senhor. Refugie-se somente Nele. Abra o teu coração, a tua alma, reconheça-se dependente de Deus. Para Ele não há nada impossível. Entregue tua vida ao Senhor, confie Nele, permita-se ser guiado por Ele e as demais coisas Ele realizará para que você tenha vitória! Deus te abençoe poderosamente!

*pastor e missionário presbiteriano