Em outubro de 2016, serão realizadas as eleições municipais para escolha de prefeitos, vices e vereadores. Para concorrer, o futuro candidato deverá estar filiado a um partido político há pelo menos um ano antes da data fixada para as eleições.
As eleições no Brasil, segundo oTribunal Superior Eleitoral (TSE), são realizadas no primeiro domingo de outubro. Em 2016, devem ocorrer no dia 2 de outubro.
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Dracena, Moacir Auresco, quem pretende se candidatar a um dos três cargos públicostem até o final de setembro para se filiar, ou mudar de partido.
“Tanto os desligamentos de um partido e a filiação em outro devem ser inseridos nos registros do TSE”, informa o chefe.
Auresco explica que para concorrer, o candidato deve possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição eleitoral há pelo menos um ano antes do pleito. No mesmo prazo, a filiação deve estar deferida pelo partido.
PRAZOS – A escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre as coligações devem ser feitas no período de 12 a 30 de junho do ano que vem.
Após essas definições, os partidos têm até as 19h do dia 5 de julho de 2016 para registrar as candidaturas nos cartórios.
Para realizar as convenções de escolhas dos candidatos, os partidos políticos poderão usar gratuitamenteos prédios públicos, responsabilizando-se por eventuais danos causados com a realização do evento.