Após longos 19 anos, o River Plate está de volta à decisão da Copa Libertadores da América. Na noite de terça-feira, 21 , os Millonarios empataram com o Guaraní-PAR por 1 a 1 no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, e asseguraram a classificação à final, uma vez que haviam vencido por 2 a 0 na ida, em Buenos Aires.
A classificação marca a volta também de Marcelo Gallardo à decisão do torneio continental, mas agora pela primeira vez como treinador. Em 1996, quando atuava como meia, participou da campanha do segundo título da Libertadores do River Plate. Ainda como atleta, disputou em 2005 a última semifinal à qual os Millonarios haviam se classificado, mas amargou a eliminação para o São Paulo, campeão naquela oportunidade.
O Guaraní, por sua vez, avançou como vice-líder do grupo 8, com 9 pontos, atrás apenas do Racing-ARG, adversário que despachou nas quartas de final. Nas oitavas, os paraguaios foram responsáveis pela eliminação do Corinthians, com duas vitórias: 2 a 0 em Assunção e 1 a 0 em São Paulo.