O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT 15) realizou ontem, 22, na Vara do Trabalho de Dracena treinamento aos servidores sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe). O curso é aplicado em todas as áreas do TRT 15.
O PJe possibilita maior celeridade no andamento dos processos nas etapas burocráticas existentes na tramitação das demandas, além de maior facilidade para consultar as peças do processo no sistema, o que pode ser feito pela própria internet.
De acordo com o juiz da Vara do Trabalho, João Baptista Cilli Filho, o treinamento é realizado sempre que necessário, uma vez que o programa está sempre em processo de construção e aprimoramento. “O curso é um processo de diálogo, em que os servidores retratam suas dificuldades no PJe, com os advogados, juízes e das partes. O Tribunal que administra essa programação passa informações, instrui e colhe as dúvidas para aprimorar o programa”, disse o juiz.
Baptista contou que já houve outros treinamentos e frequentemente há encontros para tirar dúvidas. “Atualmente o nosso PJe é específico deste Tribunal, mas futuramente haverá um único programa nacional para todas as justiças”, informou.
O treinamento foi ministrado por servidores que fazem uma especialização no Tribunal para formação de intermediação do conhecimento. Em Dracena, os responsáveis pelo curso foram os servidores Ana Cristina de Oliveira, da cidade de Tanabi e Marcus Vinicius Prisco dos Santos, de São José do Rio Preto.