Algumas lojas do ramo sentiram os reflexos da diminuição de vendas de televisores no primeiro semestre deste ano. Dados divulgados na semana passada pela Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) apontam queda de 39% comparado com o mesmo período do ano passado, quando muitos consumidores foram em busca de novos aparelhos devido a Copa do Mundo. Foram 4,8 milhões de TVs comercializadas de janeiro a junho 2015, contra 7,9 milhões em 2014.
Segundo a gerente de uma loja no centro de Dracena, a venda de televisores este ano foi boa apenas no início, no mês de janeiro e fevereiro, a partir de março as vendas despencaram aproximadamente 15%.
LINHA BRANCA – Ainda de acordo com o que apontou o levantamento da Eletros, no mesmo período, o volume de vendas de produtos da linha branca caiu 11%. No total, foram 7,43 milhões de unidades vendidas, contra 8,3 milhões no primeiro semestre no ano passado.
Nesse segmento, em Dracena, a maior queda foi na comercialização de aparelhos de ares-condicionados e freezers. “São épocas sazonais que acabam variando nas vendas. Outro fator que reduziu a queda desses produtos é a economia de energia elétrica que sofreu reajustes”, disse a gerente do departamento.
Já o produto que mais apresentou alta nas vendas foi a lavadora de roupa que economiza água e oferece a opção de centrifugação, ótima para dias chuvosos.