Jean Marc Georges*
Mutzig, Joane Vilela Pinto**
Klaus Schlünzen Junior***

De 24 a 26 de julho de 2015, a Universidade Estadual Paulista – Unesp vivenciou o processo de matrícula de 900 calouros para o curso de Pedagogia que atuam como professores em escolas públicas e privadas e que buscam a formação profissional para o trabalho docente. A grande maioria sem um diploma de curso superior, mas que desempenham atividades em escolas das mais diversas localidades da região metropolitana de São Paulo. A primeira vista, poderíamos imaginar que uma cidade como São Paulo pudesse por si só atender a uma demanda de formação de professores sem muita dificuldade. Ledo engano. Conversando com os futuros professores no ato de sua matrícula, identificamos regiões da capital paulista, como Cidade Tiradentes com mais de 220 mil habitantes, que não possuem ofertas de ensino superior público.
O orgulho e a felicidade expressos pelos calouros, durante o período das matrículas, define muito bem a concretização de um sonho, ou seja, cursar uma universidade pública que é custeada por recursos da sociedade e, portanto, com o dever de oferecer à comunidade que a sustenta o melhor em educação. No entanto, faltavam-lhes opções que pudessem ampliar as possibilidades de acesso.
A parceria estabelecida pela Unesp com a Prefeitura de São Paulo e o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes) oportuniza essa ampliação. Juntas, a academia, a entidade que oferece a infraestrutura e o sistema de fomento, viabilizam uma das mais expressivas formas de levar educação superior de qualidade para as comunidades carentes. O projeto Universidade no CEU, uma feliz denominação para indicar que o ensino superior chega aos Centros de Educação Unificada (CEU) da Prefeitura de São Paulo, é o motor para levar ensino superior para as 32 localidades atendidas pelos referidos Centros. Vale destacar que a viabilização de um projeto de tamanha importância só é possível com a conciliação de investimentos da Prefeitura de São Paulo nos CEU de maneira a torná-los polos com infraestrutura completa e moderna, o que permite que a Universidade possa atuar com seu corpo docente, de maneira a levar o conhecimento às pessoas atendidas por essa estrutura. Por sua vez, o sistema UAB da Capes viabiliza recursos financeiros para a Unesp ampliar sua contribuição para a formação de professores, em 2015, com mais 900 vagas ofertadas.
Para 2016, serão mais 700 vagas para o curso de Pedagogia e 500 vagas para cursos de pós-graduação (lato e stricto sensu). Ao todo, são 2.100 vagas para o ensino superior criadas pela Unesp na Universidade no CEU com o fomento do Sistema UAB da CAPES, número que representa para a Universidade uma expressiva ampliação em torno de 20% das vagas oferecidas anualmente nos cursos presenciais. O modelo desta parceria pode significar uma profícua ação a ser conduzida para criar uma valiosa oportunidade de educação para pessoas que, por algum motivo, encontram-se privadas de acesso ao ensino superior público. É importante salientar que, junto com a Unesp, outras instituições de ensino superior integrantes do Sistema UAB compartilham da Universidade no CEU, o que cria uma forte participação das universidades nas comunidades. Aí está a riqueza da parceria e o seu valor diante de um País que precisa de novas formas para levar educação para os brasileiros.
Todo este cenário é um importante indicador que o trabalho em conjunto das instituições envolvidas pode viabilizar uma ampliação de acesso que não se resume apenas no aumento de vagas, mas, sobretudo, na união de esforços para o oferecimento de cursos de qualidade, com professores autores renomados, com o emprego das tecnologias digitais – no caso da Unesp, desde 2014, incorpora todos os recursos de acessibilidade – que, portanto, viabilizam a participação com autonomia e independência de pessoas com deficiência. Aliado a tudo isso, o apoio do Sistema UAB da CAPES e uma infraestrutura física e de recursos nos polos (os CEU) que em nada deixam a desejar às unidades universitárias da Unesp, criando excelentes condições de estudo para os cursistas. Unir esforços e compartilhar recursos, como o exemplo da Universidade no CEU, indicam que é possível melhorarmos nossa educação, ampliarmos ofertas e darmos uma perspectiva para a construção de novos ambientes de aprendizagem.

*Diretor de Educação a Distância (DED/Capes).

**Diretora de Operações Técnicas – DOT.

***Professor livre-docente em Informática e Educação da Unesp, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp.