A Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina aderiu à campanha nacional contra poliomielite, que começa neste sábado, 15, com mutirões de atendimentos no centro e nos bairros urbanos e rurais da cidade.
Serão fornecidas vacinas para as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos no Centro de Saúde e em outras cinco unidades de saúde dos bairros e, ainda, em um ponto do Parque do Sol na rua Paraíso, próximo a capela.
Na zona rural será feito um posto volante e os profissionais passarão nas propriedades onde há registro de crianças na faixa etária da campanha. No bairro Lagoa Seca será mantido um posto fixo das 11h às 12h.
O atendimento neste sábado terá início às 8h e se estende até às 17h.
POLIOMIELITE – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. A deficiência motora instala-se subitamente e a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença não é registrada no Brasil desde 1989, mas a continuidade das campanhas impede a reintrodução do vírus por meio de viajantes.
A campanha prossegue até o próximo dia 31 (segunda-feira), em todas as unidades de saúde do município.