O Cartório Eleitoral de Dracena recebeu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os kits para recadastramento biométrico dos eleitores do município e de Ouro Verde. Os equipamentos estão instalados e a revisão é dos serviços terem início no final de agosto ou começo de setembro. O chefe do Cartório, Moacir Auresco, informa que na próxima semana, os funcionários do Cartório irão para São Paulo, onde farão os treinamentos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Após a capacitação dos funcionários, o juiz eleitoral da Comarca, Roge Nalim Teen, vai marcar a data inicial do recadastramento. Auresco explica que os kits somente irão funcionar após os treinamentos e o cadastramento de início não é obrigatório a todos eleitores, apesar da recomendação de anteciparem e não deixarem para o final. 
“Será gradativo, inicialmente para o eleitor que vir ao Cartório para renovar ou tirar seu título, os eleitores em geral não precisam ter pressa e vir imediatamente”, orienta o chefe. Dracena recebeu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cinco kits, compostos por uma caneta digital para assinatura eletrônica, uma câmera fotográfica e um escâner para a coleta das impressões digitais dos dez dedos do eleitor, para
atualização do cadastro. Quando o recadastramento alcançar 60% dos eleitores de Dracena e Ouro Verde, o processo se tornará obrigatório. Nas eleições do próximo ano, Auresco informa que a votação ainda não será biométrica, com identificação digital. “Não há tempo hábil para isso, em média, são 15 minutos por cadastro, o que demorará quase um ano e meio para ser concluído”, prossegue Auresco, lembrando que em maio de 2016 encerra o prazo para tirar novos títulos, devido às eleições municipais de outubro, o que vai refletir na realização dos cadastros. As urnas da Comarca de Dracena já estão adaptadas para a biometria. “São urnas novas, se houvesse eleição nesse sistema, estaríamos aptos, mas a previsão inicial do TSE é que o recadastramento encerre até 2018”, pondera.
ACESSIBILIDADE – Auresco comunica que para os idosos, gestantes e eleitores com dificuldades de locomoção, estará funcionamento anexo ao Cartório, um espaço com acessibilidade para atendimento
preferencial. Dracena possui atualmente, 33.721 eleitores e Ouro Verde, 5.907, mas o recadastramento só irá ocorrer em Dracena.