A Semana Mundial do Aleitamento Materno é celebrada todos os anos de 1 a 7 de agosto em mais de 170 países, para estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças ao redor do mundo. A Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde ativamente promove o aleitamento materno como a melhor fonte de nutrição infantil. “Amamentar e trabalhar: Para dar certo o compromisso é de todos” é o tema de 2015.
A fim de transformar o aleitamento materno em um comportamento normativo, é necessário vencer os obstáculos mais importantes que impedem as mulheres a decidir por si mesmas se desejam amamentar e por quanto tempo.
Sabe-se que a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e complementar até um ano de idade reduz sensivelmente a mortalidade infantil por doenças comuns na infância, como diarreia e pneumonia, e ajuda na prevenção de doenças como hipertensão, diabetes tipo 2 e leucemia. Os benefícios para a mãe incluem a prevenção de câncer de mama e de ovário.
Em Tupi Paulista, durante esta semana, além de orientações em grupo às mães nas consultas mensais dos bebês na ESF 3 e ESF 4, também foi realizado educação continuada através das profissionais do Nasf Luci Carla Cuchereave (ginecologista e obstetra), Carmen Letícia Braga Flumian (pediatra) e Eliara Faustina de Souza (nutricionista) aos enfermeiros, auxiliares de enfermagem e a médica pediatra Mariane de Pieri Andrade que trabalha na Santa Casa de Misericórdia de Tupi Paulista.
Além do valor do aleitamento materno para a saúde da criança e também da mãe, foi mostrado aos profissionais, diferentes posições para amamentar, e a importância de se orientar a pega correta da mama para o sucesso na amamentação.
As profissionais do Nasf agradecem o apoio e atenção de todos da Santa Casa.