Os dois novos dormitórios do Lar dos Velhos, construídos com recursos do Consulado Japonês, foram inaugurados na tarde de terça-feira, 18, pelo cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae.
Na ocasião, a autoridade conheceu as dependências da obra que foi viabilizada através de projeto elaborado pela vereadora Noriko Saito.
A cerimônia contou com a presença do presidente da entidade, José Aparecido de Melo; do ex-presidente, José Mauro Del Campare; vereadora Noriko; secretário de Educação, Ricardo Torquato; representando a Acrea, Acácio Haga; presidente da Câmara, Maria de Lourdes. Além de representantes de órgãos, instituições e entidades do município e dos idosos assistidos.
A entidade atende atualmente 50 idosos e necessitava de novos dormitórios coletivos para melhor atender os assistidos. A nova estrutura tem capacidade total para 12 pessoas e possui quatro banheiros com acessibilidade.
Viabilizada com recursos financeiros do governo japonês no valor de R$ 216 mil, o projeto, que faz parte do Programa de Assistência Comunitária e de Segurança do Ser Humano (APC), do Governo Japonês, foi apresentado à Missão Diplomática do Consulado.
Durante a inauguração, o cônsul fez uso da palavra e destacou a importância do respeito ao idoso. “Estamos cientes dos seus esforços na construção desse país e respeitamos todos os pioneiros e aqueles que de alguma forma contribuíram para a construção dessa cidade. Meus votos de saúde e prosperidade aos idosos do Lar dos Velhos de Adamantina”, destacou ele.
Após o descerramento da faixa da placa inaugural, o padre Marcelo, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima realizou uma bênção.