Mais de 100 mil postos de vacinação funcionarão hoje, 15, para garantir a proteção de crianças contra a paralisia infantil em todo o País. Em Dracena, a meta é imunizar 2.014 crianças.
A Prefeitura através da Secretaria de Saúde e Higiene Pública informa que irá realizar de hoje a 28 deste mês, a campanha de vacinação voltada a crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias. Também será a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação de crianças de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias.
O dia ‘D’ da campanha acontece hoje, com o horário estendido – no posto Dr. Takashi Enokibara (Postão), das 8h às 17h e no posto Irene Kato, localizado no jd. Brasilândia, das 8h às 16h30.
Natália Guerino, chefe das vigilâncias para prevenção em saúde ressalta que todas as crianças menores de 5 anos deverão ser levadas ao posto de saúde para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. “Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança”, disse.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembra que, apesar do Brasil não apresentar casos da doença desde 1990, é importante dar continuidade à imunização das crianças, para evitar que a poliomielite volte a circular no País. A doença foi erradicada em 1994.
Crianças que nunca foram vacinadas contra a poliomielite não receberão as gotinhas na campanha. Por estarem iniciando o esquema vacinal, elas devem ser imunizadas com a vacina inativada poliomielite (VIP injetável), aplicada aos dois e quatro meses de vida. Já aos seis meses, a criança deve receber uma dose da vacina oral e outra de reforço aos 15 meses (confiram tabela abaixo).
A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

 

Esquema sequencial de vacinação contra a poliomielite

Idade                          Qual a vacina
2 meses                        Vacina inativada poliomielite – VIP
4 meses                        VIP (injetável)
6 meses                        Vacina oral poliomielite – VOP
15 meses                      VOP (reforço)