Dracena é um dos municípios do estado de São Paulo, que integram o programa “Cidades Resilientes”, desenvolvido pela coordenadoria estadual de Defesa Civil (Cedec), com objetivo de prevenir e recuperar os efeitos de desastres naturais, que eventualmente possam vir a ocorrer.
Hoje, 15, às 9h, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo, coronel PM, José de Oliveira, participa da reunião da Amnap, em Adamantina, para proferir a palestra “Cidades Resilientes e Defesa Civil, a Aventura”.
O secretário de Agricultura local Antenor de Oliveira que também é coordenador da Defesa Civil de Dracena, informa que foi feito o mapeamento de riscos na cidade, indicando, áreas possíveis de alagamentos. Como exemplo de pontos de alagamentos, ele aponta os locais baixos, como em frente à Prefeitura, onde escorrem águas pluviais.
“Com a adesão ao “Município Resiliente”, em caso de um desastre natural, de acordo com o secretário, o município tem como atender de forma mais ágil, casos como alagamentos, providenciar alojamentos, acomodações, roupas de frio, alimentação e recursos por parte do Estado e do município que precisa ter uma reserva para esse fim”, conclui Antenor.