Pele, olhos, nariz e gargantas secas, indisposição, incêndios são algumas manifestações típicas de baixos índices referentes à umidade relativa do ar.
No inverno, geralmente são provocados por massas de ar quentes e secas, tal situação pode causar, além dos desconfortos, danos à saúde.
A microrregião de Dracena tem registrado níveis críticos de umidade, o que compromete a qualidade do ar. Na última semana, os registros apontam 26% durante o período da tarde, segundo dados da estação climatológica da Unesp de Dracena, entrando na fase de atenção.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50 e 80%, entretanto, a queda da unidade é muito comum no inverno quando as regiões mais afetadas são o Sudeste e Centro-Oeste.
O tempo seco prejudica a saúde e, por isso, a população tem que mudar alguns hábitos. Por isso, muita gente investe nos aparelhos de inalação.
Para o proprietário de farmácia, Danilo do Val Lapenta, as vendas do equipamento já aumentaram entre 40% a 50% nas últimas semanas. “Basta o tempo esfriar e ficar seco que muitos procuram adquirir os aparelhos com o intuito de amenizar o problema”.
Lapenta pontua que a média de venda é de cinco aparelhos por semana, sendo que 70% da procura são para as crianças.
Em outra farmácia da cidade, a procura pelos inaladores não tem sido diferente. Eduardo Reis conta que já percebeu um aumento de 30% na venda dos aparelhos. Com preço acessível, os aparelhos de inalação estão se popularizando e têm sido adquiridos cada vez com mais frequência devido à comodidade, uma vez que, não é necessário se deslocar para hospitais e postos de saúde para receber a inalação.
Atualmente já existem no mercado diversos modelos disponíveis, que podem ser encontrados a partir de R$ 100.
UMIDIFICADOR – Mesmo os inaladores disparando nas vendas, os umidificadores também têm tido uma boa procura, principalmente neste período.
Muitos pais utilizam esse tipo de aparelho para deixar no quarto das crianças enquanto dormem e assim amenizar os problemas ocasionados pelo calor intenso, que segundo meteorologistas continuarão nos próximos dias.
A venda de medicamentos para rinite, sinusite e alergias, assim como soros fisiológicos e antigripais também tiveram um ligeiro acréscimo nas últimas semanas.
ORIENTAÇÃO – Com o tempo seco, a orientação é que as pessoas evitem exposição ao sol e atividades físicas ao ar livre, entre 10h e 17h. Além disso, recomenda-se a ingestão de bastante líquido.
A população também deve evitar tomar banhos muito quentes para que não haja desidratação.
Motoristas que passarem por regiões, sujeitas a incêndio, deverão ter atenção redobrada por causa da visibilidade reduzida, causada pela fumaça.