A feira livre noturna, realizada todas as quartas-feiras, a partir das 17h, na avenida Rui Barbosa, completou 20 anos de implantação no último dia 23. Inicialmente com 63 boxes, hoje possui mais de 200 e se tornou um dos principais pontos para as compras das famílias e lazer para os dracenenses e moradores da região.
Tudo começou, segundo o ex-presidente da Associação dos Produtores Rurais de Dracena, Dirceu Casagrande, em 1995, com a necessidade de criar uma alternativa para os produtores comercializarem seus produtos e melhorarem suas rendas.
“A ideia veio da feira noturna, realizada nos finais de semanas em Campo Grande (MS), a iniciativa da Associação deu certo, a maioria dos produtores começou somente com um box e boa parte continua ali, expandiram seus boxes e seus negócios”, relembra Casagrande.
Entre os pioneiros que mantêm suas atividades na feira, conforme o ex-presidente da Associação, estão o Zé do Pastel, os irmãos de origem japonesa, Mário e Luiz, entre outros. “Quem mora em Dracena e nunca foi à feira à noite, para comer um pastel, um espetinho ou fazer as compras semanais de frutas e legumes?”, acrescenta.
No começo a feira do produtor como ficou denominada pela Associação, ocupava pouco mais de dois quarteirões, se expandiu e atualmente utiliza mais de seis quarteirões da avenida Rui Barbosa, atraindo centenas de pessoas todas quartas-feiras, das 17h até aproximadamente às 22h.