No último dia 6, foi realizado o 1º Encontro da Semana Mundial do Aleitamento Materno, no CCI (Centro de Convivência do Idoso) “Anna Brandt”, em Junqueirópolis, pela equipe do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
Na ocasião foram convidadas a participar todas as mães do município que amamentam. Ministraram palestra a enfermeira e coordenadora do Banco de Leite Humano de Presidente Prudente, Marilza Domingos Lourenção e a Educadora Física do Nasf Juliana Rocato.
Estavam presentes, ainda, o diretor de Saúde Adílio Carlos Bortolatto Beloti, a vice-prefeita Nair de Souza, enfermeiras das ESF’s, enfermeira e coordenadora da Santa Casa e Pronto Socorro Elisandra Fernandes e a equipe do Nasf que organizou o encontro.
“O fundamento desse encontro é incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e a doação de leite para colaborar com a UTI neonatal de Presidente Prudente, que por sua vez atende nossos pequenos pacientes”, relata a nutricionista Denise Aragão Barizoni, idealizadora do projeto. “Amamentar o nosso filho é maravilhoso, doar leite para salvar vidas é um ato de amor em dobro”, completa.
Além das palestras ministradas, as mães compartilharam suas dúvidas e experiências. Houve sorteio de brindes e um café da tarde.
“Esse foi o primeiro passo de um grandioso projeto que se inicia, com a colaboração das puérperas que recebem a minha visita, como nutricionista, logo nos primeiros dias como mãe, estamos conseguindo conscientizá-las dos benefícios da amamentação e da gratidão em poder doar leite e alimentar outras vidas. Um bebê prematuro dependendo do seu peso, pode ser alimentado e nutrido com apenas 1 ml de leite materno por vez, ou seja, independente da quantidade que a doadora colete, já será o suficiente para salvar vidas”, encerra Denise.