Cada vez mais as pessoas passam grande parte do dia em frente às telas, seja ela do computador, notebook, tablet ou celular. Mas você sabe quais os danos que esses longos períodos podem causar ao seu corpo? Dores no pescoço e na coluna, as lesões por esforço repetitivo, tendinite, bursite e inchaço nas pernas são apenas algumas delas.
É comum se curvar para ler as informações na tela, porém após um tempo os músculos tendem a ficar retraídos e duros, a curvatura da lombar fica mais plana e a curva das vértebras mais acentuadas. “O problema dos longos períodos que passamos no computador é que sobrecarregamos nossos músculos, nervos e tendões, podendo causar a sensação de queimação, dores e até mesmo inflamações”, explica o ortopedista e especialista em lesões no ombro, João Polydoro.
Como diminuir os efeitos dos longos períodos sentados: Trabalhar em frente ao computador é realidade de muitos e nesse caso não é possível diminuir o tempo de uso do equipamento, mas algumas atitudes ajudam a minimizar os danos causados.
É recomendado parar 10 minutos a cada hora para alongar as mãos e o corpo. Caso a pessoa já tenha dor, a recomendação é utilizar gelo, órteses ou realizar uma automassagem. As bolinhas não são indicadas nesse caso, pois podem piorar a lesão.
Utilizar cadeiras adequadas, com apoio para os braços e curvatura adequada para a coluna. Manter os pés apoiados no chão ou em descansos para os pés. Manter a tela na altura dos olhos, o teclado diretamente à frente e o mouse próximo ao teclado e na mesma altura.
De acordo com o ortopedista Gabriel Pecchia ao seguir essas precauções é possível minimizar os efeitos do uso exagerado do computador. “Ao seguir essas dicas o paciente diminui os danos ao seu corpo e caso já tenha alguma lesão é possível também diminuir as dores e o desconforto com essas medidas simples”, recomenda. (Fonte: Dr. João Polydoro, especialista em lesão do ombro. Ortopedista dr. Gabriel Pecchia, especialista em lesão do joelho)