Policiais Militares do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental que prestam serviço em Rosana, apreenderam domingo, 30, por volta das 19h, 119 quilos de pescados da espécie curimbatá. Ao realizar bloqueio na estrada rural de acesso ao ponto de pesca Porto Maria, Assentamento da Gleba XV de Novembro em Rosana, a equipe fiscalizou um caminhão de carga fechada (baú), marca/modelo Ford F350, sendo que no interior havia certa quantidade de pescado nativo.

No local a equipe solicitou ao condutor o comprovante de origem do pescado em transporte, este forneceu duas notas fiscais oriundas de pescadores profissionais, acobertando 180 kg de piau, 178 kg de traíra e 240 kg de curvina.

Além do mencionado acima, foi registrada a quantidade de 119 kg de pescado da espécie curimbatá “prochilodus lineatus” sem cobertura de nota fiscal.     

O condutor do caminhão informou não ser pescador profissional, que somente prestava serviços na função de motorista.

Diante dos fatos foram apreendidos os 119 kg de peixes da espécie curimbatá, bem como foi elaborado em desfavor do envolvido um auto de infração ambiental no valor de R$ 6.160,00  por “transportar pescado sem comprovante de origem”.

O pescado apreendido, após análise de médico veterinário foi doado à instituição AACAR (Associação de Amparo a Criança e Adolescente de Rosana).