O projeto de urbanização das praças públicas de Panorama recebeu sugestões de aproximadamente 300 pessoas recomendando, em sua maioria, instalação da academia ao ar livre para estímulo a prática esportiva nos bairros do município.
Segundo a arquiteta e urbanista, Natalia Cavalcante Pantolfi, essa sugestão apontada pela população sobre a necessidade da academia ajudou na revisão e inserção da ideia no projeto, que não previa esta área de lazer.
Sabendo da dificuldade de conseguir que a população vá à prefeitura e Câmara para opinar, foram levados pela arquiteta a população nos bairros da cidade banners detalhando todo projeto.
O projeto surgiu da oportunidade de aproveitar recurso de R$ 2,5 milhões aproximadamente, provenientes da compensação ambiental pelo enchimento do Rio Paraná (reservatório Sérgio Motta). Esse recurso deve ser investido exclusivamente no meio ambiente não podendo servir para outro fim.
Se o dinheiro não for usado até o fim de setembro deste ano a administração municipal perde o recurso.
“Nada melhor do que podermos investir nas praças”, avaliou a arquiteta.
Uma das preocupações do projeto urbanístico é de colocar nomes marcantes nesses espaços públicos.
A Praça Jerônimo Martins (localizada ao lado do Espaço Cultural) construída em 1958 poderá receber nome de Praça da Estação para relembrar a história da ferrovia. O espaço fica em frente à Estação Ferroviária desativada.
Cerca de quatro praças serão contempladas pelo projeto, inclusive bairros carentes. Esses locais ficam nos bairros Nosso Teto, Marrecas, Derocy Alves Valença e Potiguara. Pela montante da soma a ser investido, outras praças também poderão receber melhorias.
O projeto é de longo prazo, segundo Natalia “quanto mais tempo puder gastar melhor será a execução dele”, disse referindo se a importância de novas ideias da população. A urbanista terá seis meses para detalhar o orçamento de R$ 2,5 milhões e decidir quais áreas serão trabalhadas.
Provavelmente a execução das obras será no primeiro semestre do próximo ano.
Na sessão ordinária do último dia 4, Natalia apresentou o funcionamento do projeto aos vereadores.