A Prefeitura de Brasilândia (MS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu junto à Secretaria Estadual de Saúde a liberação da aplicação de inseticida, o ‘fumacê’, em toda a cidade nos dias 24 e 25 deste mês. De acordo com o secretário de Saúde, Oziel Soares, houve uma resistência do Estado na liberação, pois o inseticida é utilizado apenas quando há epidemia de dengue.
Entretanto, a infestação que a cidade enfrenta é do mosquito culex, o pernilongo doméstico. Para a aplicação do inseticida seja ainda mais eficaz, a Secretaria Municipal de Saúde comunica que será feito um trabalho com inseticida biológico em 19 bueiros da cidade. O objetivo é que essas duas ações diminuam a incidência de pernilongos na cidade.
O secretário de Saúde pede à população que, nas datas programadas para o ‘fumacê’, sejam cobertas as gaiolas com pássaros. As pessoas com problemas respiratórios devem evitar sair de casa no momento da aplicação do inseticida nas ruas. “Avisem seus vizinhos, familiares e amigos”, ressaltou Oziel Soares, secretário municipal de Saúde.