A cada início de administração, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, verifica-se o inchaço de servidores. É que, para cumprir promessas de campanha feitas a partidos de apoio, os eleitos criam os denominados cargos de confiança. Muitas vezes, os “ungidos” não possuem a mínima capacidade ou aptidão para a função que lhe caiu no colo. Alvo de muita gozação, nos tempos de ditadura, o economista Delfim Netto foi nomeado ministro da Agricultura.

Chegou aqui
Esta semana, o sindicato dos servidores municipais da terra procurou o presidente da câmara para denunciar que a prefeitura tem número elevado de cargos de confiança. E que aquele expediente – que se tornou usual – prejudica os funcionários de carreira que sofrem com a defasagem salarial e não recebem horas extras. É de se acreditar que os vereadores também sejam procurados para discussão de um assunto tão delicado.

Denúncia grave
Para embasar sua reivindicação e condenar nomeações de confiança, representantes do sindicato pegam pesado e garantem que um funcionário concursado foi exonerado de cargo na área de informática para alocar mais um comissionado. E ressaltam: “o que causou estranheza é que o trabalhador retirado é de extrema competência e desenvolvia o trabalho há vários anos. Acreditamos que ele foi sacrificado por conta de acerto político”.

Mais uma campanha
A secretaria municipal de Saúde informa que, segunda-feira integra-se à semana estadual de mobilização contra a leishmaniose visceral. A Vigilância Epidemiológica fará a distribuição de folhetos informativos a respeito dos sinais e sintomas da doença, nas escolas, supermercados e postos de saúde. Saliente-se que, há pouco tempo, morador tradicional do município faleceu, vitimado pela leishmaniose.

Desmentindo os burocratas
A insegurança nas estradas continua, contrariando dados otimistas do governo estadual. Anteontem à noite, homens armados e encapuzados assaltaram quatro pessoas, dois motoristas e dois ajudantes, que estavam em caminhões que transportavam bebidas e estavam no pátio de um posto de combustíveis, às margens da Ribeiro de Barros, perto de Osvaldo Cruz. Os indivíduos renderam as vítimas, levaram R$ 2 mil do cofre de um dos caminhões e R$ 3 mil do outro, deixando os homens amarrados com fitas.

Respingando no vizinho
O escândalo trazido à tona pela operação Lava Jato já causa agitação política no Peru e pode sacudir a campanha presidencial daquele país. Esta semana, surgiram informações de que a Lava Jato investiga supostos vínculos de empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras e do ex-ministro José Dirceu com a gestão de Alan García, ex-presidente e possível candidato à sucessão do atual mandatário, Ollanta Humala.

Promessa é dívida
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garantiu o pagamento dos atrasados desde a data do primeiro agendamento pelo telefone 135 para os segurados que não conseguiram atendimento no posto, devido à greve dos servidores do instituto. O segurado receberá os atrasados corrigidos pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).