Com a aproximação do Dia dos Pais, todo cuidado é pouco na hora das compras. Pensando nisso, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Adamantina, órgão vinculado a Secretaria de Administração, está dando orientações aos consumidores sobre precauções para a realização de boas compras ou contratação de serviços típicos deste dia.
De acordo com Silvio de Lucas, coordenador do Procon de Adamantina, o consumidor deve ir às compras com calma sem pressa, para que o consumidor possa avaliar e escolher com cuidado os produtos, deve-se verificar minuciosamente o estado da mercadoria e, quando possível, abrir a embalagem e testa no local se o produto realmente funciona e se o número de peças e acessórios que acompanham confere com as informações da embalagem.
Quando á necessidade da troca de presentes seja pela cor, tamanho e gosto é uma liberdade do estabelecimento, caso tenha promessa de troca por parte do vendedor, a mesma deve ser exigida por escrito na nota fiscal.
Ao adquirir um eletroeletrônico solicite ao vendedor uma demonstração do funcionamento do produto, tenha sempre a certeza se realmente vale a pena adquirir itens mais sofisticados e, consequentemente mais caros. Na compra de um aparelho celular o consumidor deve avaliar com atenção não somente o preço do produto, mas também os serviços oferecidos (sinais, habilitação, tarifas, pacotes, promoções).
Seja sempre cauteloso e atento aos juros cobrados, para evitar endividamentos indesejado. O comerciante é obrigado a informar o valor da mercadoria à vista, a prazo, bem como os juros mensais cobrados, de acordo com a lei 12.733/07.
O Procon de Adamantina atende na rua Osvaldo Cruz nº 255, telefone (18) 3502-9047.