Funcionando desde o dia 4 de junho de 2012, o projeto Quero Vida, Centro Dia de Convivência Para o Idoso – Dr.ª Arani Oliveira Ribeiro atende atualmente 19 idosos, a capacidade é de 20 idosos. O espaço trabalha diariamente com atividades físicas, curso de artesanato, música, além de participarem de atividades lúdicas para estimular a memória, a interatividade com outros idosos e receberem cinco refeições diárias.
O projeto tem o intuído de acolher pessoas acima de 68 anos, com o objetivo de fornecer espaço para acolhimento, proteção e convivência a semidependentes, cujas famílias não tenham condições de manter os cuidados necessários no decorrer do dia.
O local funciona como se fosse uma escola, devido à quantidade de horas passadas no projeto no decorrer da semana.
A coordenadora Maria Madalena Correia de Souza (Mada), conta que uma van passa de segunda a sexta na casa dos assistidos para levá-los a sede. Alguns parentes também têm o compromisso de levar e buscar o idoso.
Mada salienta, ainda, a importância de desenvolver atividades com os idosos. “No projeto eles têm a oportunidade de ocupar a mente com alguma coisa, seja uma atividade ou uma conversa com os outros participantes. Eles fazem novos amigos e têm a oportunidade de contar novos assuntos à família, isso fortalece o vínculo entre eles”.
Ela frisa também que: “muitos deles procuram o Centro de Convivência para se interagirem e não cair na rotina em casa”, diz a coordenadora.
Logo que chegam ao local, às 8h recebem o café da manhã; às 9h30 comem alguma fruta e retornam para a aula; às 11h30 é servido o almoço no refeitório, e após eles têm duas horas de descanso; ao levantar recebem o café da tarde e por fim, às 16h é servido o jantar a todos.
Para a simpática Eugênia Nicoseli de Melo, de 85 anos, o projeto é uma grande oportunidade de fazer novos amigos. Ao ser questionada qual a atividade preferida foi categórica na resposta: “Todas”.
O Projeto Quero Vida trabalha com duas técnicas de enfermagem, enfermeira padrão, servente, estagiário e duas cozinheiras.
ATIVIDADES – Toda última sexta-feira do mês ocorre uma festa em alusão aos aniversariantes do mês, além de comemorarem outras festividades no ano.
A cada 15 dias, os idosos recebem a visita da Pastoral da Saúde para entrega da eucaristia e oração, respeitando a crença de cada um.
Uma vez por mês todos passam pelo exame de glicemia e peso corporal. Já a aferição da pressão arterial ocorre todos os dias, no momento de entrada e saída dos idosos.
SERVIÇO – O projeto Quero Vida está localizado na avenida Alcides Chacon Couto, n.° 1.393. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3823-1067 de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.