Hoje, 27 de agosto, é comemorado no Brasil o dia do Psicólogo. Nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64.
Para falar sobre a data, a psicóloga, Natália Fiori Gastardi Battistella, explica a resiliência. Trata-se de um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, como choque, estresse, entre outros, sem entrar em surto psicológico.
Natália explica que o indivíduo resiliente não apresenta problemas comportamentais e emocionais frente a estressores. “Muitas mudanças costumam ocorrer na vida pessoal, novos desafios estão sempre surgindo, sendo assim, é importante aprender a lidar adequadamente com os desafios”, diz.
Ela afirma ainda que, a resiliência está na superação das dificuldades.
A pessoa resiliente “dá a volta por cima” diante dos percalços. Mesmo diante de situações estressoras consegue ser produtiva, aprende e se desenvolve.
A resiliência é o resultado de fatores internos (sua subjetividade e estrutura psíquica) e externos (circunstâncias sociais, econômicas) e o produto disso é a criação de um sentido para a própria vida por meio do estabelecimento de um rumo, uma direção que perpasse os objetivos e projetos na vida de uma pessoa. Desta forma, é possível tanto aprender a ser resiliente como aumentar o grau de resiliência.
A profissional salienta que para se tornar uma pessoa resiliente é preciso força de vontade e trabalhar o assunto com um profissional. “A terapia pode ajudar a ter maior tolerância a mudanças, a definir objetivos de vida, a ser mais otimista, a respeitar seu próprio comportamento e a fortalecer sua estrutura emocional”, avalia.
SERVIÇO – A psicóloga Natália Fiori Gastardi Battistella atende na avenida Rui Barbosa, n.º 1.208, Centro, em Dracena. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (18) 99767-1949 / 3822-2615.