O automóvel precisa passar por uma vistoria detalhada e manutenção constante para evitar danos e gastos desnecessários no futuro. Pensando nisso, empresa do ramo, com um dos maiores e-commerces de pneus do País, listou dicas de como avaliar os pneus gastos, furos e sinais de envelhecimento.

Furo – Os pneus atuais são mais resistentes, mas os furos são inevitáveis. Um especialista deve verificar o pneu depois de um furo para detectar danos que podem fazer o pneu ficar irreparável. Às vezes, o pneu pode-se reparar, a reparação dos pneus deve incluir um exame detalhado, realizado por um especialista.
Sinais de envelhecimento – O envelhecimento do pneu não é previsível. Há circunstâncias que afetam a vida do pneu como a temperatura, a utilização de carga, armazenagem, entre outros fatores.
“Os pneus têm validade de cinco anos, mas deve ser inspecionado uma vez a cada 3 meses (pelo menos) para medidas de segurança. É necessário olhar com bastante cautela para perceber desgastes irregulares, o que pode indicar necessidade de manutenção de alinhamento, cambagem ou outros. Importante ressaltar que o limite legal de desgaste de 1,6 mm”, afirma o executivo Carlos Molina.
Desgaste anormal – Geralmente o desgaste anormal irregular é reflexo de problemas mecânicos como alinhamento inadequado, problemas de balanceamento, de suspensão ou até mesmo de transmissão, entre outros.
Danos – Os pneus danificados, quando se chocam contra um objeto sólido na estrada como buraco ou objeto pontiagudo, podem estourar. Em casos de furos no flanco, borracha ou lonas descoladas, asperezas e aro do talão à vista ou deformado, não devem ser reparados de modo algum.