A Secretaria Municipal de Saúde de Tupi Paulista vai desenvolver a partir desta segunda-feira, 10, nas escolas municipais, a Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses, que tem como objetivo reduzir a carga parasitária e identificar casos suspeitos de hanseníase na faixa etária de 5 a 14 anos.
De acordo com a enfermeira Érica Perotti, responsável pela Vigilância Epidemiológica, em Tupi Paulista, para reduzir a carga parasitária (vermes) no ambiente escolar, será administrado por profissionais da saúde o medicamento albendazol 400 mg, comprimido mastigável em dose única.
Já para detectar os casos de hanseníase, será utilizado um formulário denominado ficha de autoimagem, onde os estudantes, junto com os pais ou responsáveis responderão em casa aos questionamentos da ficha e a devolverão na escola.
DOENÇAS – A hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria mycobacterium leprae, que atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.
Já as verminoses são infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo e podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.
Ainda segundo Érica, a adesão dos pais será fundamental para a eficácia e bom desenvolvimento da campanha.